Picante – Histórias que ardem na boca, de Alice Vieira, Catarina Fonseca, Leonor Xavier, Maria João Lopo de Carvalho, Maria do Rosário Pedreira e Rita Ferro
Casa das Letras
6 autoras, 6 histórias, 6 receitas, uma paixão: o picante.
Os ritos de passagem da vida e um Caril do Adeus muito especial.
A história intrincada de Lady Araminta Hack e de uma Carne de Rena com Molho Picante.
Nem tudo o que parece é: a história ilusória de uns Pimentos Padrón.
De como um Molho Agridoce Picante pode mudar uma ou mais vidas.
Os poderes (quase) encantatórios de um Chili com Carne.
Uma Sopa Picante de Cogumelos Selvagens que levanta tudo.
Um livro pequeno recheado de contos picantes. Histórias que ardem na boca, no coração e nos olhos. Contos que dão vontade de rir, contos que terminam de maneira impensável. Mas são todos contos que fazem pensar e querer dar mais picante à vida.
Este livro traz-me a minha estreia nas palavras de Leonor Xavier e de Maria do Rosário Pedreira. Todas as restantes são “velhas” conhecidas e bastante admiradas.
O tema central é o picante. Uma malagueta, um caril, um pimento… algo picante que mude a vida dos protagonistas, lhes dê uma volta, e nos traga uma receita que aparenta ser bastante saborosa.
A escrita é diferente de autora para autora. Mas isso torna o livro ainda mais diferente, mais especial, mais colorido.
Posso ressalvar alguns contos. Adorei o Caril do Adeus, de Alice Vieira; Catarina Fonseca demonstrou uma imaginação surreal com A Rena e o Cisne e As Costas da Malagueta, de Maria João Lopo de Carvalho, trazem-nos a ideia de um destino que gosta de brincar com corações.
As receitas? Mesmo que não gostem de picante vão querer experimentar. Deixo-vos um excerto da minha receita preferida, que dá mote ao conto A Rena e o Cisne: Carne de Rena com Molho Picante. Uma receita adaptada à realidade portuguesa (ou seja uma realidade sem renas!). “Sair e caçar uma rena. Se não se encontrar, comprar carne de vaca.”
Um livro divertido, com várias visões, que proporciona algumas horas de boa disposição.
Sem comentários:
Enviar um comentário