quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As Cinquenta Sombras de Grey - Opinião


As Cinquenta Sombras de Grey, de E. L. James

“De um dia para o outro, As Cinquenta Sombras de Grey tornou-se sensação entre o círculo das mães jovens e atraentes e chegou ao top dos bestsellers do New York Times. Este romance erótico pôs as gravatas cinzentas no primeiro lugar da lista de compras de muitas esposas, na esperança de que os respectivos maridos viessem a imitar a personalidade obsessiva, imperiosa e intimidante de Grey, com muitas a admitirem que o livro lhes despertou um desejo intenso por sexo com os companheiros.”
The Daily Mail


Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta - os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor? As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de E. L. James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicado.

Quando ouvi falar deste livro já estava na moda. Já toda a gente falava nele. Mas, não sei bem porquê ou como, ele tinha-me passado completamente ao lado.
Contudo, tanto alarido à volta do livro fez-me procurar informação. Encontrei inúmeras críticas positivas e inúmeras negativas. Apenas serviram para aguçar a minha curiosidade.
Confesso, sou curiosa! A curiosidade é, talvez, um dos meus piores defeitos. E, em certos casos, sou incapaz de lhe resistir. Este livro foi um caso desses…
Depois de ler tanto sobre As Cinquenta Sombras de Grey achei melhor tirar as minhas próprias conclusões. Convenhamos, o livro é um best seller graças à máquina da propaganda. Falem bem ou mal, mas falem!
Os primeiros capítulos conquistaram-me. Acho que é fácil afeiçoar-nos a Anastasia, à sua ligeireza, timidez e descoordenação motora. E Christian Grey também encanta na sua posição de líder e dono do poder, e pelo mistério que o envolve. Mas aos poucos fui-me perdendo na história. O que inicialmente me atraiu para uma leitura desenfreada começou, aos poucos, a perder-se no meio de tanto sexo.
O sexo não choca. Não a quem esteja habituado a livros de Nora Roberts ou Madeline Hunter. É bastante descritivo e tirando a linguagem é, até, apelativo. Podemos excetuar as descrições mais sado. Interessantes, para quem goste…
No entanto a cerca de 30 páginas do fim a autora soube-me “agarrar” novamente. Como? Pela curiosidade. Deixou-me pendurada à espera do segundo livro. Não pela belíssima história ou pela qualidade do livro mas simplesmente pela maldita curiosidade de quem detesta fins em aberto ou histórias não finalizadas.
No fundo, ok.. bem lá no fundo, se filtrarmos o livro e tirarmos o sexo em excesso e a linguagem grosseira e ordinária, conseguimos ficar com o leve despertar de uma história que, noutra situação e muito bem trabalhada, poderia trazer algo bom, algo novo, algo interessante.
Não é uma obra prima, e penso que não o pretende ser. Mas entretém. E se sofrerem desse bicho que é a curiosidade vão querer tirar a vossa própria opinião. Eu cá ficarei à espera da continuação para, simplesmente, ver no que “isto” vai dar.

15 comentários:

  1. Olá!
    Confesso que a curiosidade é um dos meus grandes defeitos. Também vi imensas críticas, mas a maior parte eram negativas. Por isso, decidi não comprar o livro. Talvez, se tivesse visto mais comentários positivos, já o teria na mão.
    Boas leituras!
    Beijos, Alyra*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que procurei os dois lados. O negativo e o positivo. Assim acho que já sabia minimamente com o que podia contar ou não. Mas mesmo assim a curiosidade venceu. Consegui que alguém mo emprestasse antes de o comprar.
      Obrigada pela visita.
      Beijo!

      Eliminar
  2. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir meu blog fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderEliminar
  3. o livro é fascinante , absorvi o livro em 3 dias, até o meu namorado ficou com ciumes , ah ah ah ,

    estou desesperada pelo 2º livro , aquela separação , qrrrr ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dianinha*diaz*, obrigada pela visita. A separação motiva a curiosidade, é um trunfo para nos manter agarradas à história.
      Beijo

      Eliminar
  4. o livro é fascinante , absorvi o livro em 3 dias, até o meu namorado ficou com ciumes , ah ah ah ,

    estou desesperada pelo 2º livro , aquela separação , qrrrr ...

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Eu fiz o download do livro, porque não queria arriscar comprá-lo e não gostar. Tirando as demasiadas partes de sexo, gostei. Não resisti, por isso, já comecei a ler o segundo.
    Beijos!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então em ti a curiosidade também foi mais forte? :P
      É normal. Penso que tirando todo o sexo em excesso até poderia ser uma história bem trabalhada.
      Também em breve começo a ler o segundo livro :D
      Beijokas

      Eliminar
  6. Olá :)
    Deixei um selo para ti no meu blogue.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  7. Recebi o primeiro volume do livro pelos meus anos....porque sinceramente nem tinha dado conta da popularidade do livro...passa-me tudo ao lado...:p li o primeiro volume...fiquei viciada! ontem tive de ir comprar o segundo volume e devorei logo os seis primeiros capítulos e deixei também o terceiro volume já reservado. Nunca um livro me tinha deixado tão agarrada e viciada a querer por mais... e sim, também já pensei em comprar a boa da gravata cinzenta :D Dou por mim a fantasiar e a mandar sms ao meu namorado a dizer: Deseja-me fazer companhia Senhor? . LOL. Palpita-me que este segundo volume vai ter ser devorado mais depressa que o primeiro. Para quem estiver interessado, na página da autora está a lista da banda sonora dos livros :)
    Boa Leitura!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beatriz, acho que a parte da fantasia que falas é mesmo o que autora queria transmitir.
      Boa leitura e obrigada pela visita!

      Eliminar
  8. Ola comprei o livro por comprar mas li o livro em 2 dias apesar da parte do sexo ser descritivo demais , faz sonhar com um romance assim estou ansiosa para ler o 2º a outora e mt inteligente sabe mt bem aguçar a curiosidade das mulheres.... Parabans pelo blogue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Daniela. Ainda não li o segundo livro. Mas assim que o ler a opinião virá parar aqui.

      Beijos!

      Eliminar
  9. Bem antes de mais descobri este blog hoje e fiquei derretida ... adoro ler! Os últimos dois foram estes de E. L. James.
    Não estava habituada a este tipo de descrição pormenorizada mas penso que ainda não li os autores que referes.
    No fim do 1º tive de correr para comprar o 2º que só durou 5 dias! E o 2º livro é fantástico e mal posso esperar pelo 3º

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Joana. As outras autoras que refiro são menos descritivas e envolvem uma maior quota parte de romance. Experimenta. Acho que vais gostar.
      Só agora vou ler o 2º da E.L.James. Assim que acabar meto aqui a opinião.
      Beijokas

      Eliminar