quarta-feira, 13 de julho de 2011

Um Osso na Garganta - Opinião


Um osso na garganta, de Anthony Bourdain
Ambar
"Nem tudo vai bem no Dreadnaugh Grill – o chef é esquisito, o patrão foi preso pelo FBI e a mafia está a aparecer por lá. E, no meio de tudo isto, Tommy – inocente chef adjunto com relações mafiosas – tenta cozinhar o perfeito arroz de marisco português. Mas, quando um assassino profissional mata e desmembra um informador da polícia na área de lavagens, Tommy percebe que é tempo de tomar uma posição. Com um cast inesquecível e uma travessa de linguini, Um osso na garganta é um policial irreverente, delicioso e hilariante."
Este livro surge nas minhas mãos graças ao Bookcrossing e pelo gosto de ver uma das séries do autor, No Reservations, onde a comida internacional é explorada de forma hilariante e irreverente.

No entanto, todo o livro foi uma surpresa. Não esperava algo que me arrebatasse tão fortemente.
Tommy vem de uma família italiana que torna toda a história deliciosa. O tio Sally, conhecido como Sally Peruca, é um dos “homens” de Charlie, o chefe da máfia local. Mas um “trabalhador” um pouco atrapalhado que não percebe que todos os seus passos estão a ser seguidos pela polícia, mais propriamente pelo Procurador. Estes tentam através de informadores, escutas e coacção de testemunhas, incriminar Sally e, por arrasto Charlie, de vários crimes cometidos na zona. Não têm provas dos crimes, no entanto… Apenas desaparecimentos.
E é Tommy que a polícia tenta coagir a passar para o seu lado. Tommy que viu mais do que devia e que recebe de Sally uma protecção estóica. Mas toda a história tem uma reviravolta quando o leitor deixa de perceber quem quer matar quem.
Pelo meio surgem personagens hilariantes como o informador Harvey, dono do Dreadnaugh Grill, dentista de profissão mas que acha ter na restauração a sua verdadeira inspiração; ou o chef Michael, drogado, que passa a ser fantoche nas mãos de Al, o polícia, mas que mantém uma fiel amizade a Tommy.
Este policial tem de tudo. Belas raparigas, belos carros, famílias mafiosas em discordância e luta de território, mas principalmente, e o que é raro em policiais, um humor caustico e irreverente que contagia qualquer leitor, quer goste da máfia ou não.
Infelizmente não consegui descobrir se o livro continua a ser vendido ou não.

O autor
Anthony Michael Bourdain é um chef, escritor e apresentador de televisão americano que apresenta o programa No Reservations.
Lançou-se na escrita em 2000 com o livro Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly, publicado em 2011 em Portugal.
Formado no Culinary Institute of America passou a administrar cozinhas em diversos restaurantes de Nova Iorque, culminando com o cargo de chefe executivo na Brasserie Les Halles, em 1998.

Sem comentários:

Enviar um comentário